Como funciona um carta de crédito para carros

De forma bem simples e direta já vou explicar o que é a carta de crédito. A carta de crédito está relacionada aos planos de consórcio, nesse caso os planos de consórcio para a aquisição de veículos.

Ao receber a carta de crédito, o cotista do consórcio receberá o valor do consórcio que está participando. Por  exemplo, se o valor do seu consórcio é para aquisição de um veículo de R$ 50.000,00, então você receberá esse montante ao receber a sua carta de crédito, compreende?

Entre outras palavras, você foi premiado! Agora poderá realizar a aquisição do veículo, ou quitar o seu consórcio para resgatar o valor da carta.

Mas como funciona o consórcio?

O consórcio é a forma mais interessante de tentar “financiar” algum bem. As taxas praticadas pelos consórcios são às menores, quando o assunto é crédito.

Tecnicamente é o seguinte; ao entrar para um consórcio, você vai entrar em um grupo onde existem várias outras pessoas que estão participando, por meio dos aportes.

Ao iniciar os seus aportes (o pagamento das parcelas) você terá que determinar qual será o valor do seu consórcio. Você quer comprar um veículo, então pode ser que o seu consórcio seja de R$ 50.000,00.

Baseado nisso, haverá outros dados a serem analisados. Dentre eles a quantidade de parcelas, e o valor das parcelas.

Bom, ao determinar todos esses dados no início do seu consórcio, você dará início ao mesmo. Pagando a sua primeira parcela.

A partir desse momento você, provavelmente, estará participando de sorteios periódicos. Quem ganhar esse sorteio será contemplando e assim poderá utilizar a carta de crédito.

Com essa carta de crédito em mãos, o cotista poderá utilizar o valor para adquirir o veículo desejado.

A carta de crédito é segura?

Sim! Algumas pessoas pensam que ao ser contemplado pelo consórcio, elas vão receber o valor em dinheiro. Como se fosse uma transferência bancária.

Porém não é bem assim que funciona. O cotista do consórcio não receberá o dinheiro em espécie e tão pouco na conta. O que será transferido para ele é a carta de crédito.

LER MAIS  Carta de crédito o que é e como funciona?

Essa carta de crédito fica no nome da pessoa, e somente ela poderá utiliza o valor. Então, mesmo que alguém tente se passar por você, não haverá meios de conseguir “roubar” o dinheiro.

Não vamos nos esquecer de que por meio da carta de crédito, você não vai precisar andar com o dinheiro por aí, evitando que seja roubado de verdade ou perca o dinheiro.

Como conseguir a carte de crédito para carros?

Mencionei anteriormente um das formas de conseguir a carta de crédito, que é por meio do sorteio.

Os sorteios são diferentes de consórcio para consórcio. Mas tecnicamente, esses sorteios ocorrem, de tempos em tempos, com certa frequência.

Os consórcios trabalham com uma espécie de fundo. Nesse fundo existem várias outras pessoas que pagam os seus consórcios.

Quando alguém desse grupo é sorteado, essa pessoa, então, recebe a carta de crédito. Dessa forma a empresa que administra o consórcio consegue gerenciar os recursos e repassar as cartas de crédito com facilidade para os sorteados.

Mas além do sorteio, existe a possibilidade de realizar um lance! O lance funciona da seguinte forma.

Você pode em um mês realizar um lance para ser contemplado. Geralmente, os consórcios trabalham com uma política de lance que beneficia aquele que consegue fazer o maior lance do período.

Então se você realizar o aporte e for o mais alto do período, então você recebe a carta de crédito.

Para aqueles que não conseguiram, ou seja, ofereceram o lance de valor inferior ao lance vitorioso, o valor do seu respectivo lance será utilizado para abater parte das parcelas.

Pode ficar tranquilo, que mesmo não sendo contemplado, no mínimo, parte de suas parcelas será amortizada através do valor do lance.

Como fazer para resgatar o valor da carta de crédito?

Nem sempre fazemos o consórcio, e quando somos contemplados, precisamos do dinheiro para comprar o veículo.

Pode ocorre que o veículo já foi adquirido por outra forma, ou quem sabe, a pessoa já tenha desistido da compra.

Enfim várias situações podem ocorrer no meio do caminho. Mas então, como eu faço para conseguir colocar a mão nos valores da carta de crédito?

LER MAIS  Quanto tempo leva para aprovação do financiamento para carro?

Para conseguir esse resgate, você terá que quitar o seu consórcio. Então será preciso realizar um pagamento do saldo restante em aberto e aí sim, você poderá pegar os valores.

O consórcio é uma boa?

Depende da situação. Como foi mencionado no artigo, para conseguir colocar as mãos na carta de crédito, você necessariamente precisa ser contemplado no consórcio.

Então existem duas opções. Ou você faz o lance e saí vencedor, ou ganhar a carta de crédito por meio do sorteio periódico.

Sendo assim, pode acontecer do cliente demorar a receber a carta de crédito. Se você precisa comprar o veículo com certa pressa e não pode esperar, talvez o consórcio não seja uma das melhores opções.

Se esse não for o seu caso, então o consórcio pode ser uma boa. As taxas praticadas pelo consórcio são as mais baixas, quando levamos em consideração os financiamentos em si.

Existem financiamentos que oferecem juros zero, mas em troca, o cliente precisa fazer o pagamento em uma entrada bem alta, coisa superior aos 50% do valor do veículo.

No caso do consórcio isso já não é necessário. Inclusive, se o cotista do consórcio estiver com sorte, o mesmo pode ser sorteado logo no início e nem precisa esperar tanto tempo para conseguir a carta de crédito.

O consórcio também pode ser uma boa alternativa de “poupança forçada”. Não são todas as pessoas que conseguem juntar dinheiro para conseguir comprar um carro.

Portanto, nada melhor do que adquirir uma obrigação e assim, forçar tal poupança. Em comparação ao hábito de poupar em si, o consórcio não é uma boa.

Mas olhando pelo prisma de que a pessoa possa não conseguir poupar, então o consórcio pode ser uma excelente alternativa.

O consórcio possui taxas de juro inferiores a grande parte dos financiamentos existentes do mercado sendo que ainda existe a possibilidade de oferecer um lance ou ser sorteado durante o período.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *