Como saber se o Empréstimo Consignado foi aprovado?

A modalidade de empréstimo mais interessante do mercado! Um dos motivos que torna o empréstimo consignado tão interessante é o seu baixo juro.

Atualmente o cheque especial e até o parcelamento da fatura do cartão de crédito podem ultrapassar a barreira dos 200% de juros ao ano!

Com certeza, deixar de pagar a fatura do cartão de crédito, ou ficar devendo no banco, não é nada interessante.

Quando paramos para analisar todas as opções disponíveis de empréstimos no mercado, a resposta encontrada geralmente é a mesma, o empréstimo consignado!

Depois de solicitar o empréstimo, como saber que deu certo?

Por ser uma linha de crédito tão interessante  e com baixo juro, o empréstimo consignado não é tão fácil de ser adquirido.

O cliente não vai contar com uma opção de empréstimo consignado pré-aprovado por exemplo. Diferente de outras linhas de crédito, como o próprio empréstimo pessoal ou o cheque especial.

Então o cliente vai precisar primeiro solicitar o empréstimo consignado. Ao solicitar o empréstimo, o cliente vai precisar especificar o valor do crédito e a quantidade de parcelas.

Por outro lado o banco vai solicitar o comprovante de renda e provavelmente qual será a sua fonte de renda que vai receber a retenção das parcelas.

Para aqueles que não sabem como o consignando funciona, segue uma rápida explicação; O empréstimo consignado consegue lhe oferecer um dos juros mais baixos do mercado, devido ao desconto que vai ocorrer diretamente em sua folha de pagamento, ou no seu benefício de aposentadoria.

Ao receber o holerite de pagamento, a sua empresa vai realizar uma retenção, no valor da parcela do seu empréstimo e repassar o pagamento diretamente a instituição financeira.

Desse modo, o descumprimento com o pagamento ou a inadimplência é quase que inexistente, uma vez que o pagamento das parcelas já vai ocorrer diretamente na fonte.

Por isso um dos pré-requisitos para conseguir o empréstimo consignado é a parceria entre a empresa em que o cliente trabalha e a instituição financeira.

Quando a empresa também é cliente do banco em questão, o negócio fica mais fácil. Mas então, como eu fico sabendo se deu certo ou não?

LER MAIS  Solicitação de Empréstimo no Brasil

Depois de solicitar o empréstimo consignado, o cliente vai precisar aguardar algumas horas ou poucos dias para saber se o crédito vai ser liberado, e se as parcelas vão começar a ser descontadas do seu salário.

Dependendo da relação do cliente com o banco, é possível que toda essa análise seja rápida, portanto no mesmo dia o cliente já vai saber se deu certo ou não.

Até porque o banco vai precisar consultar sua renda levantar possíveis débitos que estejam em seu nome.

Por exemplo, o banco não consegue liberar um empréstimo consignado, se o cliente já possui mais de 30% do salário comprometido com algum pagamento de financiamento, empréstimo ou afins.

Sendo assim, é natural que a instituição financeira faça uma série de análises. Consultas que podem ocorrer em seu trabalho e até as outras instituições financeiras.

Existe até instituições financeiras que oferece a possibilidade de solicitar o empréstimo consignado através da internet.

Mas do mesmo jeito que acontece com os demais bancos, a liberação do crédito não vai acontecer de uma hora para outra.

Além do juro pequeno, quais são as outras vantagens?

Como o pagamento da parcela já vai cair diretamente no seu salário, o cliente não vai precisar se preocupar com o pagamento.

No empréstimo consignado trabalhamos com parcelas fixas. Na verdade boa parte dos empréstimos já trabalha com esse tipo de parcela.

Mas ainda sim, existem alguns empréstimos que acabam incluindo alguma taxa variável, coisa que pode acabar encarecendo ainda mais o crédito.

Por fim podemos falar da quantidade de parcelas. Dependo da instituição financeira, a mesma pode liberar o pagamento em até 96 parcelas. Ou seja, o cliente pode captar crédito e quitar o mesmo em até 8 anos!

Preciso de crédito o quanto antes, consigo através do consignado?

Muitas vezes as pessoas acabam precisando de um crédito temporário, para coisa de um mês, ou de repente dois meses.

LER MAIS  ¿Quando solicitar empréstimo pessoal?

Mas esse “buraco” nas contas acontece no susto. Uma despesa de emergência, uma um planejamento mal feito, acaba colocando a pessoa nessa situação.

Bom, ninguém quer pagar os altos juros cobrados nas linhas de crédito no Brasil, por isso, qualquer pessoa tentaria recorrer ao consignado, correto?

Mas se a mesma linha de crédito pode levar um tempo para ser liberada, qual seria a outra opção?

Bom, nesse tipo de situação, o cliente já pode entrar com um pedido para conseguir uma linha de crédito no consignado, e simultaneamente, ver com a mesma instituição financeira, um empréstimo pessoal, ou o que estiver com os juros mais em conta.

Desse modo, o cliente já consegue o dinheiro para quitar suas obrigações, e já entra com o pedido para conseguir uma linha de crédito mais em conta.

Sendo que os dois empréstimos precisam ter valores similares, até porque, o cliente vai utilizar posteriormente o consignado para quitar o empréstimo pessoal, por exemplo.

E ai, só vai restar pagar o consignado. O cliente no final das contas vai trocar um empréstimo pelo outro.

Vale a pena recorrer ao consignado?

Vale muito a pena sim! Dentro todos os empréstimos humanamente possíveis, o consignado está entre os melhores.

Como já foi mencionado, além de contar com as taxas de juro mais em conta do Brasil, o cliente não vai nem se preocupar com os pagamentos, uma vez que a própria empresa (onde trabalha) vai realizar as retenções e repassar os valores ao banco.

Enfim, se você precisar de crédito barato, o empréstimo consignado é a solução! Existem algumas regras, e até certa burocracia, porém vale a pena passar por tudo isso.

Não caia na armadilha do empréstimo pessoal de fácil acesso, ou de repente, no cheque especial! Se lembre, esses empréstimos possuem taxas de juros altíssimas!

7 comentários em “Como saber se o Empréstimo Consignado foi aprovado?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *