Empréstimo com Garantia de Veículo

São várias as opções que existem de empréstimos e linhas de crédito em geral. Dentre todas temos os empréstimos que oferecem a possibilidade de colocar algo em garantia.

A ideia da garantia é beneficiar os dois lados da negociação. Esse benefício por um lado vai reduzir os riscos da instituição financeira, ou da pessoa que está lhe emprestando dinheiro, por outro lado, essa garantia vai ajudar a pessoa que está captando recursos a reduzir os custos da operação.

Ao invés de pagar mais de 5% ao mês de juro sobre o valor solicitado, é possível que o empréstimo tenha taxas inferiores aos 3% ao mês, ou até taxas ainda menores.

Vantagens do empréstimo com garantia de veículo

Dentre todos os bens que você pode colocar como garantia, em minha opinião, o veículo é um dos menos “importantes”.

Veículos dificilmente se valorizam com o tempo, como ocorre com terrenos ou residências. Os veículos costumam se depreciar com rapidez.

Em poucos anos, um carro pode se tornar ultrapassado. Sendo assim, o veículo deve ser levado em consideração ao procurar algum item para deixar como garantia.

Existem no mercado algumas “fintechs” que vem oferecendo esse tipo de serviço. Ou melhor, esse tipo de crédito.

O empréstimo é concedido mediante a garantia do veículo da pessoa. A garantia pode lhe ajudar, inclusive, na hora de conseguir valores maiores!

Se no empréstimo pessoal, podemos encontrar algumas dificuldades em conseguir valores substâncias, com a garantia de nosso veículo isso pode não ser um problema.

Lógico, tudo isso vai depender ainda de uma análise da instituição para identificar se o valor do veículo é compatível com a soma que está se tentado adquirir.

Quais instituições oferecem esse tipo de empréstimo?

Confesso que até hoje não vejo os grandes bancos oferecendo esse tipo de empréstimo. O que existe na verdade é uma espécie de leasing, onde o cliente faz a aquisição do veículo, porém o mesmo não é dele.

O veículo permanece com a instituição financeira, sendo que o cliente, paga ao banco uma espécie de aluguel.

LER MAIS  Quais são os melhores empréstimos pessoais no Brasil?

Nessa quantia paga mensal, constam os valores referentes ao serviço, parte do valor do veículo (ou não). Desse modo o cliente não precisa arcar com os altos juros de um financiamento, ou investir um alto valor para realizar a aquisição do carro em definitivo.

Mas empréstimo utilizando o próprio carro como garantia, realmente, os grandes bancos dificilmente oferecem esse tipo de empréstimo.

Como já foi mencionado existem Fintechs que desenvolvem esse tipo de serviço. Uma dessas instituições é Creditas!

Através da Creditas o cliente consegue linhas de crédito com taxas de juro de até 1,79% ao mês! Uma das taxas mais baixas do mercado!

O prazo para pagamento do empréstimo é de 12 a 48 meses. O procedimento para conseguir o empréstimo é bem tranquilo também.

Será necessário realizar algumas análises junto a Creditas para conseguir o capital desejado. Primeiro você fará a solicitação do seu empréstimo, colocando o valor desejado e a quantidade de parcelas e demais informações solicitadas.

Depois a sua proposta seguirá para análise. Nessa parte a Creditas poderá lhe solicitar alguns dados.

Após essas duas partes será necessário realizar a vistoria do veículo. Acredito que se tratando de um procedimento que é totalmente online, o cliente deve fazer a vistoria com alguma empresa especializada da região e então passar o resultado da vistoria da a Creditas.

Depois, com tudo aprovado, o valor é liberado para o cliente. Olhando tudo isso, podemos ver que o processo é um tanto quanto burocrático, porém, é plausível, uma vez que a instituição precisa se precaver de algum tipo de eventualidade.

Outras instituições que podem oferecer empréstimo com a garantia de veículo são as cooperativas de crédito ou bancos de menor porte.

Na verdade o cliente terá que analisar a possibilidade de conseguir um empréstimo mais “barato “ concedendo o veículo como garantia.

Desvantagens do empréstimo com garantia do veículo

Colocar qualquer bem como garantia de um empréstimo não é algo bom. Mesmo que você esteja tranquilo para pagar as parcelas do seu empréstimo, em algum momento pode ocorrer uma eventualidade. Fato que poderia deixar você inadimplente com o banco.

LER MAIS  Solicite seu empréstimo pessoal instantaneamente.

Se a situação não se resolver, então o banco pode acabar executando a garantia, e o seu carro pode ser vendido ou algo do gênero.

Portanto, ao colocar o seu veículo como forma de garantia, tenha em mente que a possibilidade de perder o mesmo existe.

Querendo ou não, não corremos atrás de um empréstimo se temos dinheiro na conta, correto?

A falta de capital e a existência de obrigações nos colocam na situação de correr atrás de empréstimos. Observando isso, analise com cuidado o empréstimo!

Outra desvantagem sobre esse tipo de empréstimo está relacionada à avaliação do bem. Tecnicamente, o valor do veículo que for colocado como garantia deve se similar ao valor do crédito.

Por exemplo, não é possível conseguir um empréstimo de R$ 40.000,00 se o valor do veículo for inferior a essa quantia.

Portanto, se o seu veículo for antigo, é possível que o valor liberado para crédito seja pequeno, ou inferior ao necessário.

E mesmo que você não esteja precisando de muito dinheiro, faça uma avaliação se o empréstimo com garantia é a melhor alternativa.

Às vezes, o empréstimo consignado pode ser outra solução mais interessante. No consignado você não precisa colocar nada como garantia.

Na verdade o seu salário se torna uma espécie de garantia. Antes de receber o seu salário, a empresa faz um débito, transferindo o valor da parcela do empréstimo para o banco, e assim pagando as parcelas do seu empréstimo.

Enfim, analisando as várias alternativas de empréstimo, o consignado pode ser o mais interessante!

Empréstimo com o veículo em garantia é uma boa?

Sim e não. Se o cliente está seguro de que vai conseguir quitar as parcelas do empréstimo, então essa linha de crédito pode ser uma boa.

O juro é mais barato do que a média do mercado. Mas se o cliente já está em apuros, inclusive com outras obrigações, então evite fazer isso. Você poderá acabar perdendo o seu veículo em caso de execução da garantia.

Um pensamento em “Empréstimo com Garantia de Veículo”

  1. Eu gostaria de fazer o empréstimo exatamente pra quitar meu veículo, e assim poder passar o veículo pro meu nome, e possível eu fazer isso, sendo que o veículo ainda não está no meu nome? Falta 4 parcelas pra quitação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *