Principais diferenças entre seguros online e seguros tradicionais

Não faz muito tempo que as contas online dos bancos surgiram. Através dessas contas os clientes podem acessar o extrato bancário, realizar transferências, pagar boletos e afins.

Inclusive solicitar crédito por meio do empréstimo pessoal, tudo de forma rápida e ágil. Não demorou muito as seguradoras começaram a oferecer serviços e seguros online.

Ao invés de procurar por um banco, ou quem sabe uma corretora de seguros, o cliente pode fechar o contrato diretamente com a seguradora. E o melhor, tudo pode ser feito no conforto de sua residência!

Vantagens e desvantagens dos seguros tradicionais

O seguro tradicional como nos conhecemos, o normal, deve ser formalizado através de alguma corretora física.

Não há chances de solicitar o seguro por meio do telefone ou através de e-mail, por exemplo. O cliente precisa ir até uma corretora.

Mesmo que em sua cidade não haja corretoras de seguros, especializadas, você poderá ir a um banco, um grande banco e procurar lá por um seguro.

É praticamente certo que os bancos de varejo possuem um seguro para você. A meu ver, a principal vantagem desse modelo de seguro está relacionada à segurança e confiabilidade.

Ao adquirir o seguro através de um representante, uma instituição financeira, você se sente mais seguro, sem falar que existe um lugar onde é possível reclamar se algo acontecer.

Ou até mesmo em caso de sinistro com o seu bem que está sobre cobertura do seguro. Inclusive, é possível que a pessoa que receberá o contato sobre o sinistro, seja a mesma que lhe atendeu e vendeu o seguro para você.

Então todo o processo parecer ser mais próximo, digamos assim. A desvantagem desse processo está relacionada aos custos e as limitações impostas por essa forma de seguro.

Ao tentar cotar um seguro online, geralmente a pessoa está mais suscetível a pesquisar preços com seguradoras físicas (através das corretoras) ou seguradoras online.

Essa disponibilidade pode favorecer a pessoa na hora de conseguir valores melhores. Quando se está propenso a analisar somente seguros se corretoras físicas ou instituições financeiras de varejo, eventualmente o escopo de valores é mais restrito.

LER MAIS  11 dicas para contratar um seguro de automóvel

Outra desvantagem está relacionada aos custos. É possível, não necessariamente, é obrigatório, mas os produtos comercializados por corretoras de seguros podem incluir taxas de corretagem dos seus corretores e profissionais da área.

Esse tipo de custo pode ser menor ou até zerado, em caso de contratação online. Enfim, o seguro oferecido por corretoras e instituições físicas, eventualmente pode ser mais caro, porém, em caso de necessidade, dúvidas, ou coisas do gênero, o cliente provavelmente contará com ajuda do seu corretor!

Vantagens e desvantagens dos seguros online

Comodidade, essa é a principal vantagem do seguro online! Não pense que o seguro online não vai exigir assinaturas e impressão de documentos, isso também vai acontecer.

Mas a grande vantagem está relacionado a praticidade não haver necessidade de ir até uma corretora de seguros, ou uma instituição financeira.

A primeira coisa que o futuro cliente terá que fazer é  procurar por uma corretora de seguros online. Atualmente existem páginas que oferecem a possibilidade de cotar seguros com diferentes instituições.

Assim você pode analisar preços e condições de diversas instituições contando somente com uma empresa!

Lógico que o melhor a se fazer é analisar com diferentes corretoras ou sites de pesquisa. Desse modo você terá mais valores para estudar e seguradoras para avaliar.

Todo o processo pode ser fato online, sendo que boa parte dessas seguradoras que oferecem seguros online trabalham com produtos personalizáveis.

É fato que os seguros tradicionais também possuem essa possibilidade, porém, será preciso avaliar junto ao seu corretor  necessidade ou como funcionam as alterações.

Analisando isso, o processo online me parece mais interessante. Vale destacar que o corretor tradicional poderá lhe explicar o que pode acontecer com determinadas escolhas ou alterações, coisa que pode ser menos detalhada no seguro online.

Por outro lado, o seguro online pode sair mais barato e ser penalizado melhor. Um cliente que tenha mais conhecimento sobre o seguro que deseja, pode facilmente personalizar o mesmo sem necessidade de contatar um corretor ou algo do gênero.

LER MAIS  Como selecionar o seguro mais barato para o seu carro?

Então as vantagens de se adquirir um seguro online é o baixo preços (em comparação ao seguro convencional).

Outra vantagem que constatamos do seguro online é a facilidade de personalização. Às vezes, através do atendimento de um corretor, a personalização pode acabar não ocorrendo da forma que desejamos lógico, o cliente deve, ao menos, conhecer os itens que serão incluídos no seguro.

Mas de forma geral, a personalização online pode ser algo mais interessante. E por último temos a questão da praticidade.

Por mais que o atendimento seja online, geralmente as seguradoras que possibilitam esse tipo de contato já oferecem outras formas de atendimento. Como por exemplo, pelo telefone.

Em minha opinião, acredito que a possibilidade de entrar em contato pelo telefone (através de um 0800) ou pela internet, por um chat, ou quem sabe por e-mail, já seja, o suficiente para assegurar ao cliente alguma espécie de segurança.

Sem falar que em caso de sinistro, será preciso realizar algum tipo de contato mais rápido e de preferência a qualquer horário (24 horas).

A desvantagem do seguro online está baseada na confiabilidade. Tanto da instituição que lhe está oferecendo quanto da falta de atendimento físico, presencial.

Boa parte das pessoas ainda possui receio com relação a compras e aquisição de serviços online. Imagina contratar um seguro de forma online!

Querendo ou não, o seguro é utilizado com o propósito que o próprio nome já fala “seguro”. Se o mesmo é online, sem haver uma pessoa, ou uma corretora física lhe assegurando, e fazendo o atendimento, o negócio pode acabar se tornando mais difícil.

Sendo assim, é natural que seja necessário desembolsar mais para conseguir esse tipo de atendimento, e para aqueles que já possuem conhecimento e se sentem mais tranquilos, o seguro online seja mais interessante.

Mas no final das contas mesmo, cabe a você identificar qual é o seguro mais conveniente. É fato que existem seguros que podem ser adquiridos tanto na forma presencial, se deslocando até uma corretora quanto online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *